sexta-feira, 16 de julho de 2010

Um encontro inesperado

“A pintura sob o olhar da Física e da Literatura”

Queremos proporcionar a você, caro “navegador”, um mergulho num território cheio de desafios e obstáculos.
Desafios, pois como você bem poderá perceber algo novo se apresentará a seus olhos, num encontro inesperado e até certo ponto instigante, que o levará a parar e a dedicar parte do seu tempo a descobrir como é possível por meio de uma obra de arte se aprender Física.
Instala-se em você a curiosidade e a vontade de saber como se constrói essa união entre a Física e a Literatura, disciplinas a princípio distantes de sentido e de linguagens diversas.
Desmitificar o que, aos olhos de uma maioria, é quase impossível de decifrar e entender, apresenta-se como maior desafio nesta página, ou seja, ajudá-lo a perceber que, a Física pode fazer parte de um universo sensível, por meio de elementos que parecem estranhos aos olhos da lógica, que são a pintura e a literatura.
Perceber que a Literatura é a arte da palavra e a expressão de uma cultura, e a pintura, o despertar de emoções e de apreciação de beleza, não as exclui da necessidade de conhecimento, pois os olhares dirigidos a elas devem ser coerentes com a época e o momento histórico em que estão inseridas.
Assim é a Física, que necessita de conhecimento e coerência, tem movimentos de raciocínio que levam à lógica, mas que precisa de uma combinação química entre razão e emoção para que o desejo de aprender não seja somente imediato e sim, gradual e definitivo.
Apreciar uma tela é quase sempre muito agradável, mas descobrir a pintura como fonte de conhecimento, além de enxergar nela conceitos de física, é um obstáculo que você, querido internauta, terá de transpor, na medida em que estiver caminhando por um terreno desconhecido,todavia fascinante.
Quanto à Literatura, algo novo também se apresentará a você, quando seus olhos lerão o que a razão não consegue explicar, desafiando-o a buscar uma troca interativa de texto e imagem, forma e conteúdo, palavras e ideias, num jogo desafiante e sedutor.
Poder decifrar e explorar o que lhe parece difícil, e por vezes impossível, é se permitir aprender de um jeito diferente, é adquirir conhecimento, além da oportunidade de enxergar o mundo com um olhar mais sensível, que não se limita ao senso comum, sugerindo outras formas de ampliar os horizontes, cruzando textos, relacionando fórmulas e imagens, numa viagem repleta de prazer, o prazer de estar sempre aberto a novas experiências.

“Creio que não se pode fazer nada de grande na vida se não fizer representar o personagem que existe dentro de cada um de nós”. Charles Chaplin

7 comentários:

  1. Mãe e Florence,

    Parabéns pelo Blog, desejo muito sucesso para vocês nessa nova empreitada.

    Tenho certeza que esse projeto será mais um de sucesso, pelo simples fato de estar falando de pessoas muito competentes e dedicadas.

    Mãe essa é para você:

    “Nossas dúvidas são traidoras e nos fazem perder o que, com freqüência, poderíamos ganhar, por simples medo de arriscar.”
    William Shakespeare

    Portanto, sigam em frente que o sucesso e o reconhecimento serão conseqüências.

    Boa sorte e um grande beijo.

    Serginho.

    ResponderExcluir
  2. Amigas lindas.....tem que ter muita competência para isto e vcs duas estão prontíssimas......
    Bjs

    ResponderExcluir
  3. Vcs são incríveis e a dupla fará falta!

    O blog tá demais. Só vcs mesmo pra fazer essa mistura meio inusitada e conseguir faze-la interessante! Admiro cada uma de vcs, sempre!

    Beijos,
    Carol

    ResponderExcluir
  4. Meninas,
    O espírito empreendedor, dentro da educação, promove muuuuita evolução na escola. Vocês são inivadoras.
    Parabéns e sucesso!!!
    Renata Ballerini

    ResponderExcluir
  5. Querida Diva e irmã gêmea...

    O sucesso e realização fazem parte, apenas, das vidas das pessoas que os buscam com excelência.
    Vocês com certeza são impecáveis nos projetos em que cooperam.

    A Literatura e a física são apaixonantes, assim como cada uma de vocês.

    Parabéns pelo inusitado trabalho que, com certeza, será belo e surpreendente.

    Com carinho,
    de uma amiga e querida irmã,
    Adri

    ResponderExcluir
  6. My dear friends

    YOU ARE THE BEST!!!!
    Congratulations!!!!!!!!!!!
    Love,
    Sérgio Xavier

    ResponderExcluir