quarta-feira, 20 de outubro de 2010

Literatura, Física e Pintura: um jogo sem cartas marcadas

Uma reflexão de ideias é o que proponho a você, leitor, num convite explícito a olhar as belezas da Física através da pintura, algo aparentemente impossível, mas sobretudo surpreendente.
Quanto à Literatura, sabe-se que é, antes de tudo, um modo de ver e sentir o mundo recriado pelo olhar de quem escreve.Assim também é a Pintura, uma arte subjetiva, que mostra a face interna do artista, sua verdadeira alma.
Uma nova construção unindo ciência e arte que, a princípio parece absurdo, se apresentará vestida de cores e formas que compartilharão o objetivo e o subjetivo.Ambas nos transportam intensamente a um tempo que não é meu, nem seu, mas passa a ser nosso, quando imaginamos lugares, nos identificamos com personagens e podemos deixar aflorar sentimentos guardados no fundo do nosso ser.
Um diálogo incessante com a Física nos impulsiona a vê-la bela, pois observá-la cuidadosamente nos faz encontrar nessa ciência encantamentos inimagináveis. O mesmo encantamento ocorre no momento em que se é apresentada à Pintura, quando ao admirar uma obra de arte percebe-se, através de imagens que flutuam diante de nossos olhos, alguém que, sem a menor pretensão, se mostra de maneira absolutamente clara e transparente, a Física.
Encontrá-la em padrões que se repetem, que não se repetem, em padrões inusitados, em traços, em formas, em cores, enfim em pensamentos, expressões e sentimentos. Buscar traduzir conceitos visuais em materialização de fenômenos, relatar elementos da Física e das leis da natureza a partir da leitura de imagens. Na tentativa de entrelaçar a forma da natureza gráfica e a Física, aproximamos linguagem e processos mecânicos.
Entregues de forma única à palavra ou à tela do artista, somos levados a participar de um jogo que vencer é sentir até à última linha ou até a última pincelada, analisando cada palavra, cada cor e cada traço, sabendo o momento exato de invadir de forma definitiva, o eu do artista aplicando-lhe o xeque mate.
Observe, caro leitor, algumas obras de arte e tente encontrar a Física e a Literatura nelas.


Escher
 
Salvador Dali

 












Van Gogh

         
  










A liberdade da análise advém da certeza de que uma nova forma de linguagem contribuirá para a compreensão e estreitamento, em particular, da Física e da Literatura através da Pintura, reconhecendo que, em detrimento de quaisquer observações realizadas, ambas continuarão a ser o que sempre foram, porém um novo olhar será unicamente seu.

Até o próximo encontro...
Florence e Yvanize!



Nenhum comentário:

Postar um comentário